quarta-feira, 4 de abril de 2012
Luz e sombra
No terceiro exercício proposto tínhamos como tarefa fazer diversas intervenções em uma caixa de sapato, procurando principalmente explorar os efeitos da luz no interior desta. Para mostrar o resultado do trabalho, um olho mágico foi inserido em um dos lados da caixa, para que então fotografias pudessem ser tiradas.
Primeiramente, fiz diversos "furos" na superfície à direita do olho mágico, imaginando que se fizesse esses "furos" de tamanhos distintos o efeito seria mais interessante. Depois, fiz várias "linhas" verticais na parte superior da caixa, pensando que, ao olhar pelo olho mágico, elas pareceriam estar se convergindo para algum ponto. Além disso, coloquei papel celofane rosa, uma linha sim, oura não, para que o efeito desse papel fosse ainda mais claro. Logo após decidi forrar a parte inferior da caixa com papel laminado prateado, já que sendo essa cor neutra, poderia reproduzir as cores refletidas como elas são realmente. Forrei as duas outras superfícies visíveis com papel laminado dourado, pois um contraste interessante seria percebido com o papel prateado. Na superfície à esquerda do olho mágico ainda introduzi três caixas de fósforo forradas com papel laminado dourado para dar uma ideia de volume no interior da caixa. Dois tamanhos diferentes de calungas foram utilizados.
Nesta foto achei interessante a intensa reflexão do papel dourado, que se sobrepôs ao reflexo do papel rosa superior. Nota-se que entre as caixas há linhas que não sofreram o efeito do celofane, ficando essas partes brancas.
Já nesta, com uma luminosidade mais intensa, não nota-se tanto os reflexos de maneira geral. Porém, os reflexos da superfície da direita (com os "furos irregulares") são mais aparentes.
Achei esta imagem muito interessante. Como não há muita luminosidade, as sombras também são poucas. O papel dourado ganha destaque na figura e contrasta com o calungra branco, que desta vez está em evidencia devido à sua cor e sombra no papel prateado.
Desta vez utilizei apenas uma luz para tirar a foto. Esta estava no canto direito e era bem intensa. Observa-se os diferentes pontos de luminosidade, um da parte inferior e outro em uma das caixas de fósforo. É notável nesta imagem a sombra das caixinhas na parte inferior da caixa.
Esta imagem é para mostrar a variação da escala e como o "ambiente" muda com a troca de parâmetros.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário